Seja Bem-Vinda(o)!


29 novembro 2011

Entendendo a Reeducação Alimentar






  Durante toda a a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.
 Quando ficamos mais velhos ou os deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos  de forma balanceada.
Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste  na mudança  de alguns hábitos, mas sem  deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender  é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender  que você pode comer de tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
O ideal é que o processo seja feito individualmente  e com orientação de uma nutricionista, pois  uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa,mas não será para outra. Deve-se levar em cona o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.
Mas de maneira geral podemos pontuar, algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" sua "alimentação":


1. Beba de 08 a 10 copos de água por dia;
2. Evite o consumo de alimentos industrializados  e fast-food;
3.Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
4. Inclua alimentos integrais no seu cardápio
5. Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos e manteiga;
6. Doces são permitidos, mais esporadicamente  e em pequenas quantidades;
7. Pratique atividade física regularmente.


Mudar hábitos não é fácil, é uma tarefa que requer esforço e disciplina, mais é possível.Quando o objtivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena.


0 comentários:

 
Doce Belleza © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger por Fabiane Filetti.
----------------------------------------------- -----------------------------------------------------